Novela há mais tempo no ar chega ao fim nos EUA

A novela mais antiga do mundo em exibição, "Guiding Light", vai exibir seu último capítulo nos Estados Unidos, nesta sexta-feira, depois de 72 anos no ar. A novela começou a ser transmitida na rádio NBC, em 1937, com capítulos diários, e em 1952 passou a ser exibida na TV, mas os baixos níveis de audiência fizeram com que a rede CBS decidisse cortá-la da programação.
  • AP/Arquivo CBS

    Cena de 1952 da novela "Guiding Light", exibida atualmente pela rede americana CBS


O nome, que significa "luz guia" em tradução livre, era em referência à luz da casa do reverendo Dr. John Ruthledge, um dos principais personagens da trama em 1937. A luz acesa significava que ele estava em casa para ouvir os problemas dos outros personagens.

Nos tempos áureos, a novela recebeu diversos prêmios e foi estrelada por alguns grandes nomes, como Kevin Bacon, Calista Flockhart (da série "Ally McBeal") e James Earl Jones.

A trama, que se passava na cidade fictícia de Springfield, conta a saga de quatro famílias. Ao longo dos anos, a trama falou de romances, intrigas sexuais e divórcios, mas também tocou em assuntos mais fortes como estupro de esposas, gravidez adolescente, racismo e alcoolismo.

Recentemente, a produção de "Guiding Light" tentou reinventar a novela, usando diferentes técnicas de filmagem como câmaras sem apoio e cenas em close.

A produção também aumentou as filmagens em locações e a expectativa era recuperar a audiência e transformar a novela e um modelo para as produções do futuro, mas as mudanças não foram suficientes para recuperar a audiência.

UOL Cursos Online

Todos os cursos